Obsolescência
é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo
estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto
tecnologicamente mais avançado.
Existe
inclusivamente a chamada obsolescência programada em que o produtor programa
propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto, para consumo,
de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para uma
determinada data ou tempo de funcionamento para forçar o consumidor a comprar
de novo.
Obsolescência técnica ou funcional
Pode ocorrer:
- Quando um novo produto ou
tecnologia mais funcional, toma o lugar do antigo (por exemplo, do
telégrafo para o telefone, do disquete de 5 1/4" para o de 3
1/2", do celular analógico para o digital etc).
- Quando o produto se torna
inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos
tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis,
em vez de charretes.
- Quando as peças de reposição
se tornam tão dispendiosas que se torna mais interessante comprar um
produto novo.
- Quando a baixa qualidade dos
materiais encurta o tempo de vida do produto.
- Quando partes essenciais não
estão mais disponíveis para viabilizar a fabricação de um item. O
gerenciamento deste tipo de obsolescência é necessário se uma
disponibilidade de longa duração do produto for necessária.
Obsolescência planejada (ou programada)
Às vezes, os profissionais de marketing introduzem deliberadamente a
obsolescência em sua estratégia de produto, com o objetivo de gerar um volume
de vendas duradouro reduzindo o tempo entre compras sucessivas. Um exemplo
poderia ser o de uma máquina de lavar roupa, que é deliberadamente projetada
para deixar de funcionar cinco anos após a compra, obrigando os consumidores a
comprar outra máquina para os próximos cinco anos 2 Numa indústria altamente
competitiva, esta estratégia costuma ser arriscada porque os consumidores podem
comprar máquinas dos fabricantes concorrentes. A prática de obsolescência
planejada é também considerada por muitos consumidores como um sinal de
comportamento antiético. Benito Muros, da SOP (Sem Obsolescência Programada),3
inventou uma lâmpada de longa durabilidade e recebeu ameaças por causa de sua
invenção.4 A inspiração para sua criação foi a Centennial Bulb, que permanece
funcionando desde 1901.5
Obsolescência perceptiva (ou percebida)
A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos
produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam
produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças
funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma,
induzem o consumidor à troca6 . Um bom exemplo é a moda, que se modifica de
forma a estimular a frequente aquisição de novos modelos de vestuários.
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